Palestrantes

Cristiano Moura Borges

Especialista em Estratégia e Novos Negócios no Setor de Energia

Administrador de empresas formado pela FGV com mestrado na área de planejamento energético pelo Instituo de Energia e Ambiente (IEE-USP). Doutorando na área de inovação e gás natural pelo IEE-USP/Imperial College London.
Profissional com 20 anos de carreira, sendo grande parte dessa trajetória desenvolvida na Shell, atuando na área global de estratégia, portfólio e novos negócios. Na Shell foi o principal responsável por apresentar a proposta para criação de uma empresa integrada na produção e comercialização de etanol no Brasil, resultando na criação da Raízen (Joint Venture entre Shell e Cosan).
Durante o ano de 2018 morou na Arábia Saudita, trabalhando para a Saudi Electricity Company. O objetivo principal era criar os alicerces para a construção de um novo portfólio no setor de eletricidade, levando em consideração a declarada ambição do país em reduzir sua dependência em petróleo, bem como implementar oportunidades relacionadas a eficiência energética, geração distribuída e digitalização.

Andy Duff

Gerente da área de pesquisa, Rabobank Brasil

Andy Duff é analista de commodities e especialista do setor de açúcar e álcool do Rabobank. Ele trabalha no Banco desde 2001, e em 2007 mudou-se para o Rabobank São Paulo, onde é gerente da equipe de pesquisa que acompanha desenvolvimentos nas maiores agroindustrias brasileiras e nos mercados globais de commodities. Antes de entrar para o Rabobank, Andy trabalhou seis anos para LMC International, uma empresa de consultoria especializada em análise de mercados agropecuários, na Inglaterra. Andy é
graduado em Biologia Aplicada pela Universidade de Cambridge e possui mestrado em Economia Agrícola pela Universidade de Reading.

Julio Maria Martins Borges

JOB Economia e Planejamento

Economista, pós-graduado em Economia e professor da USP. Acumula larga experiência no setor de açúcar e álcool no Brasil, tendo sido durante 14 anos Assessor-Chefe da Diretoria da Coopersucar, responsável pelas áreas de economia, coordenação geral das atividades de atacado e varejo de açúcar e café, planejamento estratégico e relações institucionais. Consultor do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Tem experiência como membro e conselheiro de instituições de pesquisa, usinas, organizações não governamentais no Brasil e exterior, que atuam em energia renovável e bolsas de mercadoria e futuros, aproveitando a experiência da JOB Economia corretora da BM&F durante sete anos.