Palestrantes

Julio Maria Martins Borges

JOB Economia e Planejamento

Economista, pós-graduado em Economia e professor da USP. Acumula larga experiência no setor de açúcar e álcool no Brasil, tendo sido durante 14 anos Assessor-Chefe da Diretoria da Coopersucar, responsável pelas áreas de economia, coordenação geral das atividades de atacado e varejo de açúcar e café, planejamento estratégico e relações institucionais. Consultor do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Tem experiência como membro e conselheiro de instituições de pesquisa, usinas, organizações não governamentais no Brasil e exterior, que atuam em energia renovável e bolsas de mercadoria e futuros, aproveitando a experiência da JOB Economia corretora da BM&F durante sete anos.

Manoel Pereira de Queiroz

Rabobank

Manoel Pereira de Queiroz é Gerente Sênior de Relacionamento do Rabobank, onde é responsável pela carteira de Açúcar e Etanol do banco. Engenheiro Agrônomo, com MBA em Finanças, fez carreira como executivo do mercado financeiro, sempre focado no financiamento do agronegócio brasileiro.

Cristiano Moura Borges

Instituto de Eficiência Energética – IEE/USP

Administrador de empresas formado pela FGV com mestrado na área de planejamento energético pela USP. Doutorando na área de inovação e gás natural pelo Instituto de Eficiência Energética – IEE/USP-Imperial College London. Profissional com 18 anos de carreira, sendo grande parte dessa trajetória desenvolvida na Shell, atuando principalmente na área global de estratégia e novos negócios.

Elizabeth Farina

União da Indústria de Cana-de-Açúcar

Elizabeth Farina é diretora presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) desde novembro de 2012. Professora titular aposentada da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP), foi chefe do Departamento de Economia de 2002 a 2004 e novamente entre 2011 e 2012. Foi presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia ligada ao Ministério da Justiça, e integrante da Diretoria do Internacional Competition Network, como representante do Cade. É membro do Center for Organization Studies (Cors) da USP. Por mais de dez anos foi vice-coordenadora do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa) da FEA/USP. Sua experiência na área de organização industrial ao longo dos anos se concentrou principalmente em temas ligados à defesa da concorrência, estratégias de concorrência e competitividade, especialmente para atividades ligadas à indústria de alimentos e agronegócio. Possui graduação em Economia (1976), doutorado em Economia (1983) e Livre Docência (1996), todos pela USP. Elizabeth é também membro do Conselho Superior de Economia da FIESP (COSEC), membro do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP (COSAG) e membro da Comissão Externa de Avaliação do INSPER.